Na Ecco Cenouras, entre uma plantação de milho irrigado e uma área prestes a receber o plantio de cebola, os participantes assistiram a uma palestra do engenheiro agrícola da Valmont / Valley, Carlos Augusto Ferreira, que falou sobre o software Valley Base Station 2 – SM. O software permite monitorar e controlar equipamentos de irrigação a partir de uma estação base via computador e rádio, como se o controlador estivesse no campo. Este software controla pivôs, pontos de sensor de umidade, pontos de estação de bombeamento e até mesmo abertura e fechamento de válvulas. “A Valmont tem trabalhado para melhorar o sistema de aplicação de água, ao fornecer suporte e treinamento aos produtores e investir em novas metodologias e tecnologias, como o caso do dispositivo VRi, que encontra-se em fase de testes nos Estados Unidos, e tem por objetivo fazer com que o emissor emita água na quantidade ideal após um monitoramento do campo”, explicou Ferreira.
Atualmente, os aspersores dos pivôs de irrigação detêm tecnologia tão avançada que através deles é possível modular até mesmo o tamanho das gotas que sairão dos equipamentos. “Cada aspersor tem uniformidade própria e em cada tipo de cultura é possível ter opções para o melhor padrão de gota, por exemplo. Desde gotas maiores até menores, necessárias no processo de germinação mais delicado. Isso mostra que o pivô está cada vez mais eficiente”, esclareceu o engenheiro agrícola.
Participaram do Dia de Campo vários estudantes de Ciências Agrárias, pesquisadores, produtores, representantes de entidades rurais e empresas privadas, além de representantes de órgãos ligados ao Meio Ambiente.
Congressistas assistem à palestra durante Dia de Campo na Ecco Cenouras |
Demonstração de pivô da Valmont durante Dia de Campo |
O almoço do dia de campo na Ecco Cenouras foi oferecido aos congressistas pela Senninger Irrigation.
Mais informações sobre o XX CONIRD no site: www.abid.org.br / www.conird.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário