Deputado Paulo Piau conversa com repórter Marcelo Lara, do Canal Rural, durante XX CONIRD |
O deputado federal Paulo Piau defendeu hoje (06/12), durante a abertura oficial do XX CONIRD (Congresso Nacional de irrigação e Drenagem), a criação de uma Secretaria Nacional de Irrigação, com o objetivo principal de viabilizar políticas públicas, em parceria com a iniciativa privada, para expandir o uso de irrigação nas propriedades rurais brasileiras.
A proposta de criação desta secretaria será apresentada pelo deputado Paulo Piau ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, durante reunião que será realizada amanhã (07/12), em Brasília/DF.
“A agricultura irrigada é o principal instrumento para aumentar a produtividade nas propriedades brasileiras. O estado de Minas Gerais já tem o Irrigar Minas, uma parceria público-privada bem sucedida, que pode ser modelo para a criação desta secretaria nacional”, comentou Piau.
Sobre o Irrigar Minas
O programa Irrigar Minas foi criado para promover o crescimento da agricultura, da pecuária e da indústria de alimentos. Minas Gerais é o estado de maior extensão territorial na Região Sudeste, com uma área de 586.552,4 km². Desse total, cerca de 5 mil km² são constituídos de lagos e rios. Os terrenos agricultáveis diversificados e o grande número de nascentes garantem excelentes condições para o desenvolvimento da agropecuária sustentável. Essas características demonstram a crescente importância da água como fator essencial à produção, geração de emprego e renda e fixação do homem no campo e nas pequenas localidades, reduzindo o fluxo migratório para cidades maiores e melhorando a qualidade geral de vida da população. O programa prevê a implantação de projetos para grandes e médios produtores e agricultores familiares, reservando-se a estes 20% do total das áreas.
UMA REFLEXÃO CRÍTICA:
ResponderExcluirPara se combater em princípio a desigualdade social no Nordeste... Seria interessante que o Governo Brasileiro, criasse um "Programa Social de Tarifa Zero"( similar ao "Fome Zero")...Sobre o custeio de "Energia Elétrica"...Só assim, tiraria o Nordeste do Brasil...Do atraso secular sócio-econômico-cultural...
Que sempre o "Sertanejo Nordestino"...Sofreram...Evitando desta forma o "Êxodo Rural"...Para outras "Regiões Brasileira"...Como por exemplo, Rio de Janeiro e São Paulo...Aonde certamente, repito, tirará o Nordeste do Brasil... Do atraso secular sócio-econômico-cultural... "
No ensejo, veja solicitando encaminhada para Ouvidoria da Câmera Federal...Encaminhada e solicitada por mim( Pedro Severino de Sousa).
PEDRO SEVERINO FAUSTINO Sousa
Para Globo Rural
mostrar detalhes 23 jan de 2009
OUVIDORIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA
em 21/1/2009