Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ex-ministro Alysson Paulinelli confirma participação no XX CONIRD

Alysson Paulinelli fará conferência
de abertura no XX CONIRD


O ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, confirmou hoje (1º/12) a participação no XX CONIRD (Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem), que pela primeira vez acontece em Uberaba/MG. O evento será realizado no Centro de Eventos da ABCZ, na próxima semana (06 a 08 de dezembro) e deve reunir aproximadamente 500 congressistas, entre produtores rurais, estudantes e pesquisadores.
Paulinelli será responsável pela conferência da abertura do XX CONIRD, cujo tema será “Segurança Alimentar, energética, hídrica e de abastecimento de fibras: o bem estar das populações”, a partir das 10h, do dia 06 de dezembro.
O ex-ministro é um dos profissionais que participou e liderou marcantes mudanças na agricultura brasileira. Como Ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli contribui de forma decisiva para o engajamento em programas integrados que repercutiram positivamente no desenvolvimento da agricultura irrigada. Programas integrados, como o fomento para a elaboração de projetos para atender os mais diversos requisitos e com linhas de crédito para respaldá-los, impulsionou a agricultura irrigada, com efeitos multiplicadores que atraíram indústrias de equipamentos para o Brasil e fez despertar a necessidade de capacitação dos recursos humanos, fazendo multiplicar interesses na graduação e na pós-graduação.
Incansável batalhador pelo desenvolvimento da agricultura irrigada brasileira, requisitado nas mais diversas frentes, Paulinelli é um parceiro e associado da ABID (Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem), organizadora do congresso.

Além disso, Paulinelli também se dedica à produção rural e como profundo conhecedor dos malefícios dos riscos agrícolas, sabe o quanto de oportuno é introduzir a agricultura irrigada nas propriedades e explorar os sinergismos e complementaridades nos diversos arranjos produtivos e comerciais, abrindo-se mais espaços para diversificações, explorações agrossilvipastoris, integrações agrícolas e pecuárias, perseguindo-se projetos que maximizem a utilização dos fatores de produção ao longo de todo o ano e proporcionem mais oportunidades do produtor progredir, com atividades em maior harmonia com a natureza.
A palestra contará ainda com três debatedores Antônio Alfredo Teixeira Mendes, Marília Carvalho de Melo e Ricardo Motta Pinto Coelho. Confira os currículos de cada participante abaixo:

Conferencista: Alysson Paulinelli, ex- ministro da Agricultura
Mineiro de Bambuí, Alysson Paulinelli tornou-se engenheiro agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois se tornou universidade federal. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas e criou incentivos e inovações tecnológicas que tornaram Minas o maior produtor de café do Brasil. Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura, e tratou de modernizar a Embrapa e promover a ocupação econômica do Cerrado brasileiro. Paulinelli implantou um ousado programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Cuidou também da reestruturação do crédito agrícola e do reequacionamento da ocupação do bioma amazônico. Após deixar o Ministério, ainda exerceu cargos de destaque na vida pública brasileira, como deputado constituinte, como presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, e novamente como Secretário da Agricultura no segundo governo Hélio Garcia. No final de 2006, foi agraciado em Des Moines, nos Estados Unidos, com o World Food Prize, prêmio que seria como um Nobel da Alimentação.


Debatedores:
Antônio Alfredo Teixeira Mendes, vice-presidente da Csei/Abimaq, diretor da ABID gerente-geral da NaanDan Jain.
Engenheiro agrícola pela Unicamp, com pós-graduação em Engenharia de Irrigação pela UFV. E em Administração e Finanças pela FGV e Ohio University, membro e ex-coordenador da Comissão de Estudos de Irrigação Mecanizada da Comissão Internacional de Irrigação e Drenagem (Icid); atuou nas câmaras setoriais de Agricultura Irrigada do Estado de São Paulo e do governo federal.


Marília Carvalho de Melo, diretora de Gestão e Monitoramento Ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Engenheira civil com ênfase em saneamento e mestre em Meio Ambiente, saneamento e Recursos Hídricos pela UFMG, pós-graduada em Gestão, com ênfase em Negócios pela Fundação Dom Cabral. Docente da Faculdade de Engenharia Kennedy e coordenadora do curso de pós-graduação em Meio Ambiente da Utramig. É responsável pelas outorgas de direito de uso das águas, monitoramento hidrológico, qualitativo e meteorológico e pela fiscalização dos recursos hídricos no território do Estado de Minas Gerais.

Ricardo Motta Pinto Coelho, professor e vice-presidente da Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Unesco-HidroEx). Ele irá falar sobre “O papel da pesquisa e capacitação em recursos hídricos na Fundação Unesco-HidroEx e o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil".

Ricardo possui graduação em Ciências Biológicas pela UFMG (1980), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1983) e doutorado em Doutorado em Limnologia - Universität Konstanz (1991). É professor adjunto da UFMG. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia e ensino à distância em Ecologia, atuando na pesquisa nos seguintes temas: limnologia de reservatórios, ecologia do plâncton, eutrofização e gestão ambiental de reservatórios. Já foi coordenador do programa de pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da UFMG por dois mandatos seguidos (2002-2004 e 2004-2006), Já ocupou o cargo de presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Ecologia (2005-2006), Membro e atual coordenador da Câmara de Assessoramento em Ciências e Tecnologias Ambientais da Fapemig (2004-2006 e 2007-2009). Ocupou a presidência da Sociedade Brasileira de Limnologia - SBL (2005-2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário