Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Presidente da ABID fala da importância das sessões pôsteres nos CONIRDs

Dr. Helvécio Saturnino, presidente da ABID

Anualmente, mediante parcerias ao longo do ano, a ABID articula em diversas frentes e realiza o Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. Tendo-se como foco os negócios com base na agricultura irrigada, as boas práticas, as inovações, são promovidos dias de campo, com aproximações com produtores, em ímpares oportunidades de trocas de experiências e muitos aprendizados.
  Assim, ao perseguir nesses eventos uma ampla integração científica, tecnológica, ambiental, socioeconômica e mercantil, estudantes da graduação e da pós-graduação, professores e pesquisadores que apresentam trabalhos científicos, além das sessões pôsteres, onde experimentam diálogos que vão desde a metodologia científica aos aspectos práticos dos trabalhos apresentados, são induzidos também a se defrontarem com os desafios da transferência de tecnologias e inovações.
Um dos objetivos do CONIRD é o de propiciar esse ambiente de ricas interlocuções, com o concurso de estandes de empresas fabricantes de equipamentos e de insumos para a agricultura irrigada, oficinas para tratar dos mais diversos temas, sempre com o propósito de tirar conclusões e formular propostas para discutir em plenária.
Nesse torvelinho de atividades, o valor de cada trabalho das sessões pôsteres, que muitas vezes consumiu muitos recursos e horas de competentes equipes, pode vir ao encontro de demandas, fazendo somar mais um conhecimento para atendê-las. Essa construção de conhecimentos é muitas vezes intangível. Mas se configura como sábio mecanismo para atender as mais diferentes necessidades, que se apresentam nas cadeias produtivas e comerciais, construindo-se conhecimentos.
A segurança alimentar, hídrica, energética e de produção de fibras para os mais diversos fins, tendo-se a agricultura irrigada como base para um equilibrado desenvolvimento, com mais oportunidades de geração de riquezas e abertura de postos permanentes de trabalhos, com muitos ingredientes para minimizar o perverso risco agrícola imposto pela irregularidade hídrica, é campo para muitos estudos, para muitas pesquisas.
Cada trabalho representa um importante passo nesse processo. Uma interação que sempre faz configurar novos desafios e a procura pelo alargamento das fronteiras do conhecimento.
A necessidade do Brasil investir em mais capacitação de recursos humanos, para que se atenda as diversas interfaces decorrentes dos negócios com base na agricultura  irrigada, é cada vez maior. Isso significa ter massa crítica de pesquisadores, professores, consultores, profissionais da assistência técnica, extensão rural, profissionais para atender os diversos serviços necessários ao desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada e a toda logística requerida para esse fim. Uma das formas de construir essa base, passa pelas sessões pôsteres, que refletem trabalhos de laboratórios, experimentações de campo e, muitas vezes, resultados de trabalhos de teses.  Ou seja, significa um profissional mais treinado para apoiar ao setor. Vale a pena freqüentar as sessões pôsteres, é uma das grandes vertentes de cada CONIRD. É, também, um bom momento para que se reflita sobre o alcance da pós-graduação no Brasil e o quanto a mesma pode ser impulsionada em favor desse almejado desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário