Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CONIRD mostra que irrigação pode ser aplicada a culturas energéticas como a cana-de-açúcar

Culturas como cana-de-açúcar, milho, sorgo e até oleaginosas como o dendê podem e devem ter sua produtividade ampliada através do uso da irrigação. A afirmação é do coordenador do programa de Energia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Marcelo Franco, que coordenará a oficina “Culturas Energéticas irrigadas”, durante o XX CONIRD (Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem), que acontece entre os dias 06 e 08 de dezembro, em Uberaba/MG.
Segundo Franco, o ponto central da oficina serão as possibilidades do uso de irrigação não só em culturas tradicionais, como hortaliças e frutas, como também a maior utilização em monoculturas irrigadas, que ocupam extensas áreas, como o caso da cana-de-açúcar, soja, milho, ou ainda a mamona, girassol e algodão. “O cultivo da cana, por exemplo, está se espalhando. A irrigação é uma ótima opção, especialmente para áreas onde ocorrem veranicos e onde é necessário irrigar. Além de ampliar a produtividade, é possível aproveitar o vinhodo e a água para irrigação”, explica.
Marcelo lembra ainda que algumas usinas no estado de Minas Gerais já estão utilizando a irrigação nas plantações de cana-de-açúcar. Grandes empresas, em vários estados do país, também já investem no cultivo de cana irrigada, como o caso da Bunge que utiliza a irrigação em uma lavoura de cana do Tocantins. Além disso, a oficina mostrará experimentos de cultivo de outras culturas, como o caso do dendê irrigado, que já é estudado em diversas regiões do mundo e no Brasil e terá seu potencial demonstrado na oficina por um pesquisador da EMBRAPA.
A oficina “Culturas energéticas irrigadas” acontece no dia 08 de dezembro, no Centro de Eventos da ABCZ. Além dela, outras cinco oficinas serão promovidas durante o XX CONIRD simultaneamente. São elas: "Agricultura irrigada com vistas às boas práticas e à maior sustentabilidade do produtor rural" - Coordenador: André Fernandes,  "Perspectivas de Planos e Programas de Apoio e Fomento para a Agricultura Irrigada" – Coordenador: Paulo Romano,  "Sistemas de produção de grãos irrigados: alternativas, manejo, rotações e sequências de culturas" – Coordenador: Lindomar Lopes,  "Pastagens irrigadas e a gestão necessária para a racional intensificação das explorações. Os diversos arranjos produtivos e comerciais ensejados pela introdução da irrigação nas propriedades" – Coordenador: Luis César Drumond e  "Olericultura e fruticultura irrigada" – Coordenador: Márcio Santana.
Para o presidente da ABID (Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem), organizadora do congresso, Helvécio Saturnino, a oficina é uma oportunidade para que se discuta também os custos e oportunidades de negócios com base na agricultura irrigada. “Com a irrigação os ganhos em produtividade podem trazer muitas economias. Todos os insumos e serviços a serem utilizados na área passam a ser rateados por mais toneladas e, ao calcular todos os custos, incluindo-se os da irrigação, o custo por tonelada de cana pode ser bem menor e haverá necessidade de bem menos ares para que se consiga a mesma produção. A cana, como uma planta C4, tem altíssimo potencial de produção com a sábia utilização da irrigação. Um assunto que precisa ser cada vez mais discutido e de ter mais avanços da pesquisa”, enfatiza Saturnino.
XX CONIRD
Mais de 600 congressistas, entre produtores rurais, pesquisadores e estudantes são esperados para o Congresso, que contará ainda com palestras, sessão pôster e dias de campo para mostrar na prática o uso de irrigação em lavouras de hortaliças, cana, café, pastagens, entre outros. Além disso, outro ponto alto do evento será a conferência magna do congresso, com o presidente do ICID, Chandra Madramootoo, no dia 08 de dezembro, a partir das 20h.
As inscrições para o XX CONIRD já estão abertas e podem ser feitas através do site: www.abid.org.br ou pelo BLOG: www.conird.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário