A solenidade de encerramento do XX Conird, no dia 08 de dezembro, às 20h, terá um painel internacional sobre a agricultura irrigada, que contará com a participação de profissionais com ampla experiência mundial, entre eles, o atual vice-presidente de uma das mais importantes empresas de irrigação, a Valmont Global Irrigation.
O painel trará uma contribuição muito significativa para que os participantes do XX Conird possam conhecer os desafios e oportunidades brasileiras em um mundo globalizado, com suas desigualdades, suas barreiras comerciais, suas demandas e as negociações que se descortinam diante os cenários de hoje e das projeções futuras.
Com o aparato das empresas fabricantes de equipamentos de irrigação no Brasil, com a capacidade de qualificados quadros de recursos humanos nas universidades, na pós-graduação, com grupos que aglutinam inteligências e já realizam expressivos trabalhos em agricultura irrigada, o contingente de profissionais para os serviços de pesquisa, assistência técnica, diversas consultorias, o País pode fazer frente aos desafiantes cenários internacionais, mas precisa integrar esforços para esse fim.
Um dos participantes desse painel, o atual presidente da Icid, professor Chandra Madramootoo, não poderá estar presente por motivos de agenda.
Conheça os participantes do painel:
Bernhard Kiep, vice presidente e gerente geral internacional de irrigação da Valmont Global Irrigation
A vida profissional de Bernhard tem estreita ligação com a ABID e o desenvolvimento da indústria de equipamentos de irrigação, a Csei-Abimaq, já foi presidida por ele. Na Valmont, cerrou fileiras na empreitada de soerguer a ABID. Atualmente, ele é o responsável pela Valmont Global Irrigation. No Brasil, essa empresa, fundada por seu pai, Jürgen Kiep, foi pioneira na produção de pivôs centrais no Brasil, que teve origem na Asbrasil e já foi denominada Valmatic e Valmont Indústria e Comércio Ltda. Ele é formado em Administração de Empresas pela Business School de Hamburgo, Alemanha, e tem o PMD pela Harvard Business School.
Francisco Basílio Freitas de Souza é engenheiro agrônomo e chefe da Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa.
Hélio Tollini, com invejável bagagem acadêmica, é um conhecedor das políticas e dos impasses a serem superados em diversas instâncias. Ele é engenheiro agrônomo e mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa, com Ph.D. em Economia pela Universidade do Estado da Carolina do Norte. Foi professor da UFV, pesquisador da Embrapa, secretário nacional de Produção Agropecuária, secretário nacional de Abastecimento e chefe da Coordenadoria de Assuntos Econômicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi diretor de Planejamento e Análise econômica do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), em Roma; chefe da Divisão de Agricultura do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington; diretor de Política de Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas do International Service for National Agricultural Research, (Isnar), em Haia; professor visitante da Universidade Purdue, Indiana, EUA; professor visitante da Universidade de Brasília; diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa). Recebeu a medalha do mérito do ex-aluno da Universidade Federal de Viçosa e o título de sócio legendário da Sociedade Brasileira de Economia Rural (Sober).
O XX CONIRD acontece em Uberaba/MG, entre os dias 06 e 08 de dezembro. Mais informações: www.abid.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário